quarta-feira, 30 de maio de 2007

Diário de Bordo





.
.
.
.
.
.
.
.
E como usar aquele caderninho que me deram na Vivência e Integração?


Você pode usar de várias maneiras: como caderneta de anotações para aulas, como agenda telefônica, como apoio para mesa, como abanador em aulas quentes e sacais e até como papel higiênico. O Caminho sugere que ele seja um espaço em que você repense as atividades do projeto. Seguem, nas fotos, algumas alternativas de uso deste importante elemento na reflexão do dia-a-dia das visitas à enfermaria.




Permitam-se pensar qualquer idéia e não tenham medo de postá-la. Este não é um espaço de avaliação de caminhantes, nem de competição entre idéias.


Este blog surgio com a finalidade de arquivar e divulgar o ponto de vista de diversas gerações de caminhantes quanto ao projeto.

3 comentários:

victor disse...

Hoje dia 14/06/04, visitei a enfermaria Nº. 708 e conhece Emanuel, Sr. Iranildo e Sr. Luiz ambos com problemas cardíacos. Emanuel um jovem com aproximadamente 18 anos natural do Rio Grande do Norte estava sozinho internado no HC sem acompanhante, e seu único amigo era o Sr. Iranildo, 58 anos morava em palmares. Emanuel não gostava de falar muito raramente interação e sorriso. As 18h fui procurar Vanessa, uma amiga de sala q também participa do projeto, ela estava na enfermaria Nº. 718, lá estavam internadas três mulheres das quais 2 tinham câncer e a outra diabética. Dona Eriveni, um amor de pessoa, logo se apresentou e dizendo o seu nome... diferente. Ela é evangélica e me deu uma lição de vida. Falou-me que a nossa atitude de fazer visitas nas enfermarias era louvável por parte dos estudantes, ela também me falou muito de Deus e me fez refletir sobre minha fé. Ela pegou a sua bíblia e me pediu para ler um versículo da 2º carta aos Corintios que diz:" Mas em nós mesmos tínhamos a sentença de morte para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos". Isso me tocou e me fez repensar sobre o meu relacionamento com Deus, de quantas vezes eu reclamava por ir para faculdade em um ônibus cheio, Esta conversa me fez muito bem e cheguei a conclusão que deveria agradecer por tudo!! Despedir-me com um sorriso no rosto e um ar de gratidão, admiração e expectativa em reencontrar-la e ouvir um pouco mais sobre as lições de vida de Dona Eriveni.

victor disse...

Hoje dia 30/06/04, dia do São João do Caminho, alguns participantes do projeto organizarão uma quadrilha junina, levamos comida, bebidas (refrigerantes) e muita animação. Eu e Raquel fomos até o 3º andar para pegar a relação do que os pacientes podem e não podem comer, e encontramos com a mãe de uma paciente chamada Juliana da ala pediátrica, ela pediu para que passássemos lá para convidá-la para participar das atividades. Fomos e chama-la só que ela não quis ir. Raquel voltou para o hall do 9º anda e eu fiquei na enfermaria conversando com Juliana e seu pai Sr. Lécio. Juliana tem 13 anos e foi internada com 628 mg/ml de glicose. Sr. Lécio muito simpático e comunicativo, gosta muito de conversar, ele foi logo me convidando para passar o carnaval na casa de sua sogra que fica nos quatro cantos de Olinda. A festa do Caminho foi ótima, os pacientes gostaram muito, e até participaram da quadrilha, comeram, beberam e dançaram, foi muito divertido. Foi muito gratificante ver o sorriso nos rostos dos pacientes.

Unknown disse...

Victor pra mim foi uma pessoa muito especial. Digamos que foi UMA LUZ NO MEU CAMINHO. Tenho certeza que aprendemos muitas coisas juntos e apesar de não ter ido participar da quadrilha com ele, ele me deu um pouco de ânimo naquele momento tão difícil que eu estava passando. E prova maior de que criamos um laço afetivo é que desde que saí do HC, não perdi o contato com ele. Continuo perguntando pelo projeto, pelo curso, por ele e ele por sua vez, continua perguntando por mim, pela minha saúde e pelo meu pai tagarela. Obrigada pela alegria daqueles dias e por não ter se ausentado da minha vida Victor. Fique com Deus ;*