quarta-feira, 18 de abril de 2007

O que é humanização?


Em um dos últimos Grupos de Discussão de 2006.2, foi proposto responder a seguinte pergunta:

"O que é humanização?".


De fato essa é uma questão que intriga caminhantes a muito tempo. No fundo, cada um que tenta responder essa pergunta cai em um labirinto de questões. E as dúvidas quanto ao tema acabam pondo em xeque a condição de caminhante. Afinal, é muito incomodo estar trabalhando em um projeto em que você não consegue definir seu principal objetivo.


Seguem algumas respostas dos caminhantes presentes nesse GD.

28 comentários:

Anônimo disse...

O que é humanização?
Na verdade é muito difícil tentar definir e explicar esse termo, mas acho que para mim humanização é quando a pessoa se preocupa com o próximo e trata ele como gostaria de ser tratado. Respeitando todas as diferenças existentes entre as pessoas e aceitando a opinião e as decisões do outro. Humanização na medicina é uma “atitude” essencial onde há respeito, confiança, fraternidade, união de ambas as partes. É uma prática que vem sendo um pouco esquecida e secundarizada atualmente, mas nesta nova formação médica devemos tentar incorporar novamente essas atitudes na relação médico-paciente. (MKSN)

Anônimo disse...

Humanização:
Acho que é ultrapassar as barreiras da impessoalidade no tratamento das pessoas.
Não é necessariamente se tornar um amigo do paciente, mas fazer com que ele se sinta cuidado, acolhido; de certa forma “amado” e respeitado.
É não ver o paciente como apenas um doente; sim como uma pessoa, um semelhante que além de uma patologia tem sentimentos, vontades, aspirações, etc. É ter uma visão mais completa do paciente como ser humano social-psicológico e também biológico, mas não somente este último.
É saber que a pessoa (paciente) tem problemas como você e no momento possui um a mais (a doença) e precisa de cuidados especiais, mas lembrando-se sempre que se trata de um semelhante e não de um estranho paciente, somente.

Anônimo disse...

O que é humanização?
É simplesmente transmitir o ser humano, mostrar-se presente em momentos de aflição e ausente quando necessário, ser alegre, transmitir alegria aos outros, solidário, mas também apesar de toda força demonstrada, ser fraco triste, e as vezes até egoísta, ser do seu jeito, grosso ou meigo e se mostrar assim para as pessoas, ser de seu jeito, isso é ser humano e humanização é essa característica de cada um, muito particular e verdadeira de cada ser humano. (JCS)

Anônimo disse...

Humanização:
Tornar as relações inter-pessoais mais afetivas e saudáveis, confrontando e sensibilizando assim a pessoa com quem se relaciona.

Anônimo disse...

Humanização é o respeito mútuo dentro das relações interpessoais. É enxergar o outro com total semelhança e confiabilidade, sem que em momento algum exista prejuízo para qualquer uma das partes.
É amar com a mesma intensidade com a qual se quer ser amada; é de um forma harmonizar; caminhar; e cantar juntos, com braços dados ou não; trabalhar permanentemente na construção da felicidade internacional e permanente da felicidade.

Anônimo disse...

Humanização é um processo, ato, onde as pessoas se tratam de maneira a encarar o outro como “seu igual”, as pessoas passam a compreender (ou pelo menos buscam compreender) que os outros ao seu redor são seres humanos como eles e que portanto possuem sentimentos, fraquezas, medo, e com isso devem ser tratados com respeito e dignidade.

Anônimo disse...

Humanização é o ato de tornar as ações humanas para com seus próximos dignas e condizentes com a condição de ser humano. É agir com caridade, generosidade e compaixão, considerando a individualidade de cada um.

Anônimo disse...

Humanização é entender que você é essencial para o andamento do mundo, desde que você com este mantenha uma interação e zele sempre pelo respeito e dedicação para com o próximo.

Anônimo disse...

Humanização: tornar e tornar-se “humano”, ou seja, tomar atitudes que demonstrem o lado humano. É diferenciar-se dos outros animais no que diz respeito às atitudes, atos, ações. É provar que a racionalidade serve para nos tornarmos melhores, e que sabemos usa-la.
Se você habilitar determinado mecanismo eletrônico para executar uma tarefa, ele a fará certamente. Mas jamais poderá improvisar, em caso de algum imprevisto. Essa é a diferença.

Anônimo disse...

Humanização é uma palavra inadequada para caracterizar o resgate do conceito de cuidador em saúde e de estudo da atenção ao outro. Inadequada, porque sendo o termo derivado da palavra humano; ele caracterizaria o ato de tornar alguém que não é humano em humano. (JRR)

Anônimo disse...

Humanização: tornar humanas todas as relações entre os seres humanos. É agir com respeito aos direitos humanos e tratar com dignidade todas as pessoas. É incluir generosidade em todas as ações humanas.

Anônimo disse...

Humanização – É o ato de ver que o outro é um ser humano como si mesmo. É tratar a pessoa do jeito que você gostaria de ser tratado. É dar atenção, principalmente para as necessidades básicas. É agir em prol da melhoria do estado daquela pessoa. É lembrar que este ser perante a você é também uma pessoa que ri, chora, que sofre, que se alegra, que vive, e desta forma, ela pode estar precisando de você. Ela precisa ser cativada.

Anônimo disse...

Humanização
Humanização em saúde significa se preocupar com coisas além do técnico (doenças, procedimentos cirúrgicos, remédios) é se preocupar com o lado emocional, com um ambiente saudável para o enfermo.
Fazer com que o doente veja que os profissionais de saúde são pessoas normais como ele e não o “doutor” fulano de tal é o primeiro passo para humanização, o paciente sentir que o médico, enfermeiro,.. estão preocupados com seu lado afetivo, com seus problemas que vão além da enfermidade, que querem recuperá-lo não só de suas condições físicas, é humanizar a saúde.
Humanização em saúde é ter consciência de que essa área cuida de vidas, cada qual com sua personalidade, e não máquinas que funcionam melhor com o remédio tal, de que precisa ser reparada com tal cirurgia.

Anônimo disse...

Humanização: é a prática de cuidar e se preocupar com as necessidades do próximo. É procurar o bem estar coletivo e promover a interação entre os seres da espécie humana de forma saudável e/ou até complementar, quebrando preconceitos ou tabus.

Anônimo disse...

Humanização – É o respeito ao próximo, é entender e perceber a outra pessoa. É o cuidar/cuidado inerente ao homem, sem obrigação ou imposição. É o relacionamento limpo, verdadeiro e principalmente honesto e compreensivo.

Anônimo disse...

O que é humanização?
Humanização é mudar as relações interpessoais e os valores dados aos seres humanos para uma perspectiva mais humana, ou seja, sair da teia de relações materialistas, preconceituosas e taxativas da sociedade atual a entrar num âmbito de união, respeito, confraternização.

Anônimo disse...

O que é humanizar?
Humanizar é um ato, sentimento, consciência ou estado de ser humano. É buscar em nós mesmos, dentro do nosso coração, modos de conviver e pensar o próximo como alguém sujeito a um contexto positivo de amor e solidariedade, digno de ser como é, de respeito, de cumplicidade. (EAF)

Anônimo disse...

Humanização: palavra de significado, ao mesmo tempo, simples e complexo. Diz respeito a como o ser humano deve se portar na sociedade, para que haja o bem-estar coletivo. O verbo humanizar adquire status de palavras como: caridade, sensibilidade, igualdade, respeito, entre tantas outras palavras. Palavras que faltam menos no vocabulário e mais nos atos (configura-se hipocrisia). Humanizar significa dizer a verdade (mas com palavras apropriadas, “delicadamente”), dar oportunidades iguais a todos, respeitando as diferenças existentes em cada ser. (IPLN)

Anônimo disse...

Preocupados com os problemas que surgem quotidianamente, acabamos por menosprezar aquilo que adquire verdadeira importância: o ser humano.
O fato é que todos nós, uns mais outros menos, somos indiferentes, "passamos ao largo" de muitas coisas, realidades, fatos e pessoas, em algumas situações, até de nós mesmos.
Creio que podemos resistir, nos defender e sobreviver, resgatando e desenvolvendo outros valores e mecanismos de relações humanas. Essa aquisição ou assimilação de características humanas positivas por uma pessoa ou grupo de pessoas, caracteriza o “processo” de humanização. Porém, “humanizar-se” vai muito mais além de buscar e praticar; é necessário sentir, trocar, partilhar... esse é o verdadeiro “exercício” da humanização!

AMerico MOta Jr.

Anônimo disse...

Bom... Inicialmente deve se ter em mente a sutil diferença entre discutir humanização e humanização da saúde.
A humanização pura e simples, parece ser o ato ou efeito de "deixar marcas" de passagens humanas em locais, pessoas, objetos etc (no Congresso de Humanização da Saúde ano passado isso foi discutido numa das mesas, em que falou que praia teria sido humanizada no fim de semana anterior, ficara com restos de atividade humana, ou seja lixo). Logo, vale salientar que a humanização em si nem sempre é positiva. Além disso, é importante frisar que mesmo não humanos podem ficar "humanizados" (pergunta meio idiota feita num tertúlia tempos atrás: pode se humanizar um cachorro?)e vice-versa (talvez a necessidade de humanizar o homem, e não mecanizá-lo ainda mais).
Quanto à humanização da saúde é um debate muito em voga no meio médico (entenda-se meios de profissionais que atuam na saúde)em que muitas vezes se confude com maquiar o mundo como rosa, feliz e amoroso. Não que ele não deva sê-lo, no entanto, discutir humanização na saúde implica discutir políticas a serem adotadas pelo serviço de saúde, treinamento de profissional (deste o vigia com quem o paciente tem o primeiro contato até o mega cirurgião extremamente capacitado) para saber lidar com pessoas (contradição ao extremo, mas na mecanização do serviço, apenas voltado para a cura da patologia e não a prevenção ou entendimento do seu acontecimento parece ser necessário para se entender todo o indivíduo e sua inserção social), discutir estrutura e racionalização de atendimento e assistência e não apenas querer convencer alguém de que o mundo ainda é lindo (como disse um amigo "rosa com azul bebê"), deve-se lutar para ele tornar-se assim.
Este debate é muito amplo com muitas coisas a serem levantadas, no entanto, deve-se ter cuidado de, ao se discutir tal assunto, não se caia no assistencialismo excessivo (apesar deste ser duramente criticado e com razão, ainda tem seu mérito em relações humanas em certas situações, desde que não de forma exagerada), algo que torna a conversa supercial e limitada.

Lucas Diniz.

jessika disse...

Bem, pra mim, Humanização é o ato de ajudar as pessoas que estão precisando, não só vendo seu lado fisico, mas também psicologico.
Já na area de saúde, humanização é super importante para os profissionais e pacientes.
Os profissionais devem não só verem as DOENÇAS, mas os pacientes em geral, observarr suas necessidades psicologicas, saber ouvi-los e atendê-los.
Humanizção é ajudar e com isso poder ter um bom dia de trabalho, com a mente limpa por ter ajudado não só cuidando da doença, mas da mente do paciente.!

Anônimo disse...

Olá gaúchos e gaúchas de todas as querências do nosso Rio Grande. HUMANIZAR é civilizar, tornar tratável assim custuramos a HUMANIZAÇÂO atravessando as diferentes ações, valorizando os diferentes sujeitos, lançando mão de ferramentas poderosas como dispositivos para consolidar redes.Amarramos valores como autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles.Humanizar é civilizar como?É eheh é difícil, mas como?Será um novo modismo?No meu entendimento é deixar de lado as formas tradicionais, inserir novos modos de pensar,agir,ser mais democrático.Tem que haver um comprometimento e responsabilidade com que fazemos, seja no trabalho, em casa, com os outros seres humanos enfim com todo o universo.

Anônimo disse...

umanizassão e ,uma coisa mto difisil de sim explikar!!
pois e mto complikado!!
e parecido com a cociologia!!
eee apenas!!
obg!!

Disforia de Gênero F 64.0 - SAÙDE SE PRECONCEITO disse...

HUMANIZAÇÃO NÃO É SÓ CUIDAR DE UM GRUPO DE PESSOAS ESCOLHIDAS, E SIM CUIDAR E ESTAR JUNTO DE PESSOAS EXCLUÍDAS DA SOCIEDADE.......ISSO É HUMANIZAÇÃO, ISSO É AMAR O PRÓXIMO, ISSO ME FAZ TER VONTADE DE VIVER ..............SAM TELLES

Anônimo disse...

Humanizar é primeiramente sentir-se Humano e ao sentir-se neste estado, ter a capacidade de entregar ao próximo os seus melhores e mais profundos sentimentos, de amor, compaixão, solidariedade e sinceridade. Revelar-se como Ser Humano é não sentir medo de expor a sua capacidade de fazer o bem aquele que esta necessitando. É abraçar a sua condição de Semelhante e expandir sem preconceitos a grandiosidade de estar neste estado de graça, de corpo e alma.
Isabel de Mogi Mirim SP

Anônimo disse...

Eu Acho k umanhidddfgthsssssssssssssssssssssssyjyiu

Anônimo disse...

HUMANIZAÇÃO: é tratar o proximo com carinho e respeito

Anônimo disse...

Humanizacão e doarse ao procimo e ser praticamente um autruista